Os fios e cabos elétricos são responsáveis não apenas por conduzir a energia elétrica em ambientes comerciais, residenciais ou campos industriais. Eles garantem, também, a segurança de tais ambientes e de quem lida diretamente com a instalação e manutenção destes dispositivos.
Para que exista a compatibilidade entre os cabos com outros equipamentos elétricos e, portanto, evitar acidentes, o sistema de condutores é identificado por um padrão de cores que identifica quais as funções de cada um deles.
Nesse post, vamos explicar para você o que significa cada cor e função, bem como a importância dessa padronização para o seu projeto de engenharia e arquitetura:
Por que a padronização é importante?
O padrão de cores de condutores elétricos como fios e cabos é diferente de acordo com o país ou região do mundo. No Brasil, é a norma NBR-5410 que determina quais as cores que são utilizadas para identificar cabos e fios, e suas determinadas funções em instalações de baixa tensão (ou seja, de até 1000V em tensões alternadas ou 1500V em tensão contínua).
Essa norma se aplica, principalmente, em áreas abertas, edifícios ou em instalações temporárias, como canteiros de obras e feiras, por exemplo. Além disso, novas instalações elétricas ou já existentes e que estão passando por uma reforma, também devem estar em conformidade com a NBR-5410, em vista de que pode acontecer a incompatibilidade de cabos e, portanto, a chance de acidentes elétricos existe.