Para pessoas que lidam diretamente com equipamentos elétricos, mecânicos ou até mesmo uma atividade em altura, os riscos de acidentes estão sempre presentes. Por isso os EPI’s, sigla para Equipamentos de Proteção Individual, são mais do que importantes: têm o uso obrigatório.
Grande parte das empresas e indústrias de grande porte estão em conformidade com a norma regulamentadora nº 6 (NR-6), que afirma que todo trabalhador deve utilizar um dispositivo ou produto de uso individual que o proteja de riscos que ameacem sua segurança e saúde no trabalho.
Ainda assim, existe a falta de conscientização e informação de usuários, que têm os equipamentos, mas não o usam por considerá-los dispensáveis ou, até mesmo, por algum tipo de preconceito com os produtos.
Saiba quais os motivos que tornam os EPIs tão importantes em projetos de construção, seja de instalação elétrica ou de arquitetura altura e como fazer com que colaboradores se conscientizem para usá-los diariamente:
Os equipamentos são obrigatórios por lei
O uso de equipamentos de proteção de individual é obrigatório, conforme descrita na Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual nº 6, publicada em 9 de junho de 1978 e com alterações entre maio de 1982 e dezembro de 2011. É o técnico de segurança do trabalho da indústria quem deve informar qual o equipamento mais indicado para a atividade que cada trabalhador envolvido no projeto de instalação elétrica ou de arquitetura deve utilizar.
Existem, ainda, normas técnicas da ABNT para fabricantes destes equipamentos, que devem ser, antes de mais nada, de excelente qualidade. Para não ter erro na compra dos produtos, é necessário verificar se contam com o Certificado de Aprovação (CA), que possibilita verificar junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se os EPIs estão em conformidade.
Por isso, é sempre muito importante contar com fornecedores que estejam em conformidade com a lei e que sejam especialistas no ramo para, assim, indicar os produtos mais adequados para cada função. Além disso, empresas que oferecem treinamentos aos trabalhadores verificam se determinado trabalhador está apto para desempenhar sua função, bem como apresentam as maneiras adequadas de utilizar os equipamentos.