Qual a importância do Laudo Elétrico e por que todo mundo está falando disso?

Você sabia que a maioria das edificações necessitam de um laudo de instalações elétricas para que tenham seu funcionamento regularizado?

O laudo elétrico NR10 se tornou obrigatório em dezembro de 2004 com a promulgação da Norma Regulamentadora 10 (NR10) no Diário Oficial da União e hoje é considerada uma das exigências mais importantes do mercado.

Como o documento é uma avaliação oficializada, que tem por objetivo atestar a regularidade de todos os critérios técnicos e prevenir acidentes envolvendo instalações elétricas, o laudo elétrico é requisito básico exigido por várias seguradoras e órgãos públicos, como o Ministério de Segurança do Trabalho e Emprego e do Corpo de Bombeiros.

Como é feito o Laudo Elétrico

Por se tratar de uma avaliação de insalubridade, ou seja, que pode acarretar riscos vitais, o laudo de uma instalação elétrica só pode ser realizado por empresas especializadas ou profissionais qualificados, como Engenheiros, Tecnólogos e Técnicos habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O profissional desenvolve o laudo de instalações elétricas através de inspeções e medições, com este estudo ele consegue apresentar e promover medidas de segurança no layout das instalações elétricas industriais, prediais e comerciais, visando a segurança e ótima condição dos sistemas elétricos conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Outro ponto importante que o engenheiro também deve considerar são os aspectos jurídicos para proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

Normas referentes a instalações elétricas

Para assegurar que o ambiente está apto para uso, um projeto de instalação elétrica deve atender normas específicas. Essas normas são previamente regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Entre as normas referentes a instalações elétricas mais utilizadas no laudo elétrico, temos:

NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão

 

NBR 5419 – Proteção contra descargas atmosféricas

NBR 5413 – Iluminância de Interiores

NBR 14039 –  Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV

Tipos de Laudos Elétricos

Existe uma grande variedade de modelos de laudos elétricos, cada um possui suas especificidades. Dentre os principais tipos, temos:

  1. SPDA: conhecido como “laudo de para-raios”, tem foco na garantia de proteção contra as descargas atmosféricas.
  1. LA: Laudo de Aterramento, serve para validar se há proteção contra choques elétricos e incêndios. Tal procedimento é realizado através da medição de resistência de aterramentos.
  1. LIE: Laudo de Instalações Elétricas é uma validação geral do local, realizada por profissionais especializados.

Para saber o tipo de laudo elétrico necessário para o seu local, consulte um profissional especializado e evite riscos e acidentes desnecessários em seu edifício.